Atenção estancienses com os cuidados no dia de finados para sejam evitados focos de proliferação do mosquito da Dengue

por Câmara Municipal de Estância Velha publicado 21/10/2019 12h29, última modificação 21/10/2019 12h29

O dia de finados está chegando e é normal que as pessoas levem vasos de flores para seus entes queridos, mas a atenção deve ser redobrada, pois o acumulo de água nesses recipientes facilitam a proliferação do mosquito da Dengue. Os ovos do mosquito da dengue podem sobreviver mais de um ano até entrar em contato com a água e virarem mosquito, por isso temos que ter cuidado o ano inteiro. Infelizmente, além da dengue, doença mais conhecida pelos brasileiros, o mosquito Aedes Aegypti tem preocupado também por transmitir outras três doenças: Zika, Chikungunya e febre amarela. As quatro doenças virais, a depender da gravidade, podem matar quem é infectado. Por isso, devemos ter cuidado o ano inteiro, independente do clima. Saiba como evitar que isso aconteça:

- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos Baldio e no pátio do cemitério.

- Encha os pratinhos com areia, se levar flores com embalagens, retire os plásticos.

- Não deixe baldes, garrafas ou recipientes que possam acumular água.

Saiba como se manifestam as doenças transmitidas por esse mosquito:

- Dengue: Febre alta, dor no corpo e atrás dos olhos, fraqueza e vômitos.

- Chikungunya: Dores e inchaços nas articulações dos pés, mãos, tornozelos e pulsos.

- Zika: Manchas vermelhas na pele, coceira, febre leve, dores musculares ou nas articulações.

Fonte das Informações: Ministério da Saúde

Fonte das Informações: Ministério da Saúde, Estado do Rio Grande do Sul-CEVS, Prefeitura de Estância Velha, VISA-2017. Campanha de 2019 da Secretaria de Saúde de Estância Velha-RS.

Fonte da Imagem: Freepik <a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/projeto">Projeto vetor criado por freepik - br.freepik.com</a>