Câmara elege Mesa Diretora para 2016

Câmara elege Mesa Diretora para 2016

Vereador Lotário Seevald assumirá presidência pela terceira vez

Contas do prefeito José Waldir Dilkin também foram analisadas

O vereador Lotário Seevald (Saci) foi eleito para cumprir mais um ano como Presidente do Legislativo de Estância Velha, na Sessão Ordinária do dia 8. Com chapa única formada ainda com a vereadora Sônia Brites como 1° Vice-Presidente; Claudio Hansen como 2° Vice-Presidente; Samuel Jantsch (Muga) como 1° Secretário e Luciano Kroeff como 2° Secretário; a votação encerrou com cinco votos a favor e quatro abstenções dos vereadores Euclides Tisian (Gringo), João de Godoy (Dudu), Carlito Borges e Neila Becker (Mana). Com o resultado da eleição, esta será a terceira vez, nesta legislatura, que Seevald estará à frente da Câmara.

Na mesma noite também foram analisadas as contas do prefeito José Waldir Dilkin que foram encaminhadas a Casa com parecer desfavorável pelo Tribunal de Contas do Estado. O projeto de Decreto Legislativo foi reprovado pela maioria. Neste caso, seis legisladores – Sônia Brites, Carlito Borges, Samuel Jantsch, Claudio Hansen, Lotário Seevald e Euclides Tisian - votaram contra o parecer da Corte, aprovando as contas do exercício 2011 do Chefe do Executivo.

Ordem do Dia

Foram aprovados em segunda votação os PLs 081/2015 (Executivo), que possibilita a regularização de edificações em desacordo com o Plano Diretor do Município e 099/2015 (ver. João de Godoy e Carlito Borges) que denomina a rua Pedro Soares, no bairro Lago Azul.

Passaram, ainda, em primeira votação, as seguintes matérias: PL 106/2015 (Executivo) que dispõe a implantação e organização do Conselho Escolar nas Escolas Públicas de Estância Velha; PL 107/2015 (Mesa Diretora - sugestão através da Câmara Mirim) que autoriza o Poder Executivo a incluir na programação oficial da Semana do Município o Encontro Cultural de Etnias; PL 108/2015 (ver. João de Godoy) que denomina a rua 9, no Lago Azul, de rua Sandro Henrique Müller; PL 109/2015 (ver. João de Godoy) que denomina a rua 8, no Lago Azul, de rua Teresinha Sueli da Silva; PL 110/2015 (Executivo) que concede desconto para pagamento à vista, em parcela única, do IPTU e taxas municipais relativas ao exercício de 2016. Em votação única, foi aprovada a Moção de Congratulação 029/2015 (ver. Luciano Kroeff) à Escola Municipal Walter Jacob Bauermann.

Encerrando a Ordem do Dia, foi realizada uma Sessão Extraordinária para a apreciação dos PLs 106/2015 e 110/2015 devido à urgência das matérias. Ambos os projetos foram aprovados.

Última Sessão do ano

Na próxima terça-feira, 15, acontece a última Sessão Ordinária deste ano. A reunião será realizada às 17h, pois a partir das 19h ocorrerá uma Sessão Especial aos Destaques Esportivos de 2015.