Câmara Mirim: estudantes vivem experiência no plenário da Casa

por Câmara Municipal de Estância Velha publicado 05/11/2015 16h21, última modificação 05/11/2015 16h21
Sessão Especial contou a apresentação de propostas dos vereadores mirins

Os alunos do 4° ano da Escola Estadual Humberto de Campos, acompanhados pela professora Maria Cleni Moraes de Jesus, estiveram na sede do Legislativo estanciense na manhã de quinta-feira, 5, participando de uma Sessão Especial que integra as atividades do projeto Câmara Mirim. A pauta da Sessão foi montada com Pedidos de Informações e Providências, um Anteprojeto de Lei e cinco Projetos de Lei. Todas as matérias são de autoria dos estudantes.

Na ocasião, foi escolhida a Mesa Diretora e indicado um representante de cada partido temático para se fazerem presentes nas bancadas. Simulando uma reunião regular, a estudante Maria Eduarda Guedes Ronnau, escolhida como Presidenta, comandou os trabalhos da Sessão.

Após a leitura dos Pedidos, foi colocado em votação, e aprovado, um Anteprojeto para criar um local de abrigo municipal (canil e gatil) para retirar das ruas os animais abandonados. Em seguida, foram lidos os Projetos de Lei que foram baixados para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e terão tramitação na Casa.

Na sequência, a tribuna ficou à disposição dos vereadores mirins, que fizeram uso da palavra para contar sobre as propostas apresentadas. A professora também aproveitou o momento para agradecer a oportunidade de fazer parte do projeto. “Queremos que todos os estudantes do Município sejam tratados igualmente. E agradeço à Câmara por nos proporcionar isto”, declarou.

Autora do Decreto que institui a Câmara Mirim, a Presidenta Neila Becker (Mana) recepcionou os estudantes, apresentou a estrutura da Casa e acompanhou a Sessão. Também se fizeram presentes os vereadores Lotário Seevald (Saci), João de Godoy (Dudu) e Euclides Tisian (Gringo).

O projeto Câmara Mirim se estenderá até o mês de dezembro devido o envolvimento dos estudantes e à tramitação das matérias, que serão encaminhadas pela Mesa Diretora, a fim de evitar vinculação partidária.

Projetos apresentados

Acompanhe os Projetos apresentados pelos alunos:

* Inclui no calendário oficial do Município o Encontro Cultural das Etnias para valorizar as pessoas de várias origens que migraram de diversas regiões do interior do Estado, a ser realizada na Semana do Município.

* Institui no âmbito Municipal o Título “Jovem Cidadão de Estância Velha” a ser concedido anualmente no dia do estudante aos alunos da rede Municipal, Estadual e Particular.

* Estabelece um programa no âmbito das Escolas Municipais, Particulares e Estaduais, de um mês de debates e seminários sobre a saúde de jovens e adolescentes.

* Dispõe sobre a obrigatoriedade de afixar em todos os locais públicos, com grande circulação de pessoas os telefones de utilidade pública.

* Cria o Título “Comerciante Destaque de Estância Velha” ao proprietário de Comércio e Indústria que promovem os produtos produzidos no Município.

Texto e fotos: Francine Malessa