Conheça um pouco mais sobre a Vereadora Marcia Ribeiro, sua história, seus princípios e seus ideais.

por Câmara Municipal de Estância Velha publicado 21/06/2018 10h56, última modificação 21/06/2018 10h56
Dando seguimento as reportagens da semana, hoje é a vez de conhecermos um pouco mais sobre a trajetória da Vereadora Marcia Ribeiro.

A vereadora Marcia Ribeiro, 54 anos, é casada há 36 anos com o professor Daniel Ribeiro, mãe de dois filhos, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) há 20 anos, natural de Três Passos. Está em seu primeiro mandato como vereadora, tem pautado sua atuação no Legislativo, pela defesa de políticas públicas, do SUS e pela igualdade de gênero.

Graduada pela Universidade Regional de Ijuí (Unijuí) em Enfermagem e Obstetrícia, tem especialização de Gestão em Saúde (UFRGS) e também em Saúde da Família (Escola de Saúde Pública do RS). É servidora pública concursada há 17 anos, no cargo de Enfermeira de Saúde Coletiva em Estância Velha.  Trabalhou por 11 anos na coordenação da Unidade de Estratégia de Saúde da Família (UESF) Rincão dos Ilhéus I e, depois, na implantação do setor programas e políticas de saúde da Secretaria de Saúde.

Iniciou na vida política no ano de 2016 quando se candidatou ao cargo de vereadora pelo PT.  Foi eleita com 662 votos. Para Marcia Ribeiro, o que a levou a seguir pelo caminho da política, disputando um cargo eletivo no Legislativo, “foi o compromisso de contribuir mais, como cidadã, dentro espaço político buscando a construção e afirmação de uma sociedade mais justa e solidária.”

A vereadora, Marcia Ribeiro, afirma que tem como objetivo exercer o mandato, na plenitude das suas atribuições, ou seja, debatendo, propondo, fiscalizando a aplicação das leis e dos recursos públicos.  “Defender políticas públicas voltadas para todos os setores, principalmente, para a saúde, educação e desenvolvimento social”, é o seu compromisso principal, assegura. Além disso, como uma das duas mulheres eleitas para o Parlamento Municipal, para este mandato, quer fazer a afirmação do empoderamento e importância da participação da mulher na política.

Nos quase 18 meses de mandato, a vereadora apresentou inúmeros projetos de lei e pedidos de informações, de providência e de indicações. Entre os projetos de lei apresentados e que aprovados viraram lei, ela destaca os seguintes: Lei Municipal Nº 2.201, de 20/02/2017 que dispõe sobre a obrigatoriedade do Poder Executivo estruturar a Rede de Atenção Primária de Saúde do Município, dar publicidade a sua organização, funcionamento e implantar o Princípio do Acolhimento; Lei Municipal 2.270, de 29.08.2017, que proibiu a contratação de parentes consanguíneos de servidores ou agentes políticos, para cargos de estagiários no serviço público. Estas contratações só podem ocorrer mediante prova de seleção pública. Infelizmente, estas leis não foram ainda aplicadas na sua totalidade pelo Poder Executivo; e a emenda à Lei Orçamentária 2018, definindo verba no valor de R$ 626 mil para a construção da Unidade de Saúde da Família do bairro Lago Azul.

De acordo com a Marcia Ribeiro, é fundamental, para ser uma boa vereadora, não ver o exercício deste cargo, que é eletivo, como um emprego ou uma profissão mas como um espaço legitimo e fundamental de representação popular, na defesa da Democracia. “Velhas praticas politicas precisam ser superadas, trocadas por práticas que dão sentido ao verdadeiro agir político necessário a construção de uma sociedade onde os recursos oriundos dos tributos que todos pagamos voltem em benefício do bem coletivo,” pondera a vereadora.

Mensagem à comunidade:  “Gostaria que mais mulheres participassem ativamente da política. Que se apresentem como candidatas a quaisquer cargos eletivos.  Acredito que a política possa se tornar melhor, com a uma maior participação das mulheres. Nesse sentido meu mandato quer ser uma afirmação da importância da participação da mulher na política.”

Vereadora Marcia Ribeiro: “Meu mandato quer ser uma afirmação da importância da participação da mulher na política.”