Dezembro Vermelho: Combate a AIDS

por Câmara Municipal de Estância Velha publicado 13/12/2019 10h57, última modificação 13/12/2019 10h57
Campanha de conscientização disponibilizou oficinas informativas no PAC-Pavilhão de Atividades Culturais para alunos e estancienses.

Dezembro é considerado mês vermelho, voltado a conscientização sobre a AIDS e durante essa quarta-feira, 11, a Vigilância em Saúde em conjunto com o UBS Bella Vista e multiprofissionais de toda a rede de saúde, estiveram no PAC- Pavilhão de Atividades Culturais proporcionando aos estudantes e aos estancienses um dia de oficinas informativas sobre esse vírus.

Foram ofertados teste rápidos, informações sobre o Perfil Epidemiológico, onde de acordo com a Enfermeira Manoela Sarmento, em 1992 foi registrado o primeiro caso de AIDS em Estância Velha, em 2015 haviam 142 casos e até este ano já foram registrados no total de 323 indivíduos com esse vírus. Manoela também esclarece que entre os sintomas apresentam-se a febre, herpes e dermatites persistentes, entre outros. Entre as oficinas que tratavam sobre afetividade, ecstasy e assuntos relacionados à Aids, ainda foram prestadas informações sobre animais peçonhentos da região.

O Projeto foi intitulado como “Papo da hora é nós + Tô dentro junte-se a nós!” e buscou ser mais dinâmica possível para prender a atenção dos alunos e estancienses, pois de acordo com a Sandra Centofante da Vigilência em Saúde, a intenção é levar a informação para o maior número de pessoas e de forma que elas possam interagir. “Ainda existe muito preconceito que nos leva a crer que devemos falar mais sobre isso para que possamos vencê-lo”, explica Sandra Centofante.

Fonte do Vetor: https://www.gratispng.com/png-1mi2by/download.html