por Câmara Municipal de Estância Velha publicado 04/12/2019 11h34, última modificação 04/12/2019 11h34
Projeto Cola de Isopor

Na Sessão Ordinária dessa terça-feira, 03, os Vereadores aprovaram a Moção de Parabenização a Escola Municipal de Ensino Fundamental Selvino Ritter, pelo Projeto Cola de Isopor, que conquistou o 1º Lugar na categoria Química, e foi premiada como o 5º melhor trabalho de toda a XXI Feira Internacional de Ciência y Tecnologia CIENTEC 2019, no Peru, e foi credenciada a participar de uma Feira Internacional na Argentina, em 2020. A Moção é de autoria do Vereador Sergio Werle com o apoio dos demais vereadores e parabeniza os alunos Rafaela Pola e Lucinei Cristian Rodrigues da Veiga e a Professora Orientadora Gilceane Nunes Marmitt.

Desde 2017 a Escola Municipal de Ensino Fundamental Selvino Ritter, sob a Direção da Professora Roseline Fritsch e do Coordenador Pedagógico Gillyan Dias Macedo, tem como proposta pedagógica a aprendizagem através da pesquisa, promovendo a FICSER - Feira de Iniciação Científica Selvino Ritter, que envolve todos os estudantes e professores da Escola, seguindo também a proposta da Rede Municipal de Ensino norteada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O Projeto Cola de Isopor, foi desenvolvido frente à situação problema que é o descarte incorreto do isopor, sendo esse uma questão ecológica e ambiental de grande impacto. O principal objetivo desse trabalho de pesquisa é desenvolver, orientar e produzir uma cola proveniente da utilização do isopor transformando esse resíduo em um novo produto, diminuindo o impacto ambiental causado pelo isopor. Na metodologia testou-se variados materiais até chegar-se ao ideal para a produção da cola. Com a obtenção da cola realizou-se testes e descobre-se que a Cola de Isopor é colante, vedante e moldante. Decide-se então fazer uma telha da cola. Além do enfoque ambiental e ecológico, o Projeto também tem relevância social.

Essa pesquisa foi apresentada na FICSER e credenciada na XIII MOSTRACLAK, do Colégio Luterano Arthur Konrath na categoria de Ensino Fundamental, ficando em 3º Lugar com seu Projeto credenciado para participar da XXI Feira Internacional de Ciência e Tecnologia – CIENTEC, em Lima – Peru, realizada no período de 18 a 22 de novembro de 2019, onde conquistou o 1º lugar na Categoria Química e, também, foi premiado como o 5º melhor trabalho de toda a CIENTEC, ganhando um troféu e credenciamento para a ESI AMLAT 2020 - Exposición Latinoamericana de Clubes de Ciências, que ocorrerá na cidade de Santa Rosa, Capital Pampeana, na Argentina de 2 a 6 de novembro 2020.