Escorpiões em Estância Velha

por Câmara Municipal de Estância Velha publicado 07/01/2019 10h24, última modificação 07/01/2019 10h24
De acordo com a Camila da vigilância em saúde, até o momento já foram registrados alguns casos de escorpiões pretos aqui no município.

O calor chegou e trouxe junto um visitante nada agradável, o escorpião, que assusta qualquer um por causa da sua má fama. Tendo cerca de 6 centímetros e uma aparência nada amigável, o escorpião preto, não é venenoso como o escorpião amarelo, que foi encontrado nos últimos dias no município de São Leopoldo. A câmara de vereadores juntamente com a Vigilância em saúde traz informações importantes sobre o que fazer caso encontre algum.

Como evitar a sua proliferação?

Os maiores encontros desses aracnídeos são em lugares com entulhos e resto de lixo, caso o terreno esteja desocupado e seja particular você pode entrar em contato com a prefeitura e fazer um protocolo, que vai ser encaminhado para o setor responsável que intimará o proprietário para fazer a limpeza.

E se alguém for picado?

Os primeiros cuidados até chegar ao atendimento médico incluem lavar a picada com água e sabão e manter o membro picado elevado. A sua picada pode causar reações alérgicas e dor local, caso ocorra a incidência, procure uma UBS para buscar atendimento médico e no final de semana o hospital está preparado para lidar com essa situação.

Para quem ligar?

Você pode entrar em contato com a Vigilância ambiental pelo número 3551-1417, que funciona das 08:00 às 17:00, fechando ao meio dia.

De acordo com a Camila da vigilância em saúde, até o momento já foram registrados alguns casos de escorpiões pretos aqui no município e alerta que o cuidado com o pátio deve ser redobrado para que não se criem abrigos para esses animais e outros que possam afetar a nossa saúde.