Estância Velha terá novos CEPs

por Câmara Municipal de Estância Velha publicado 05/10/2017 08h04, última modificação 05/10/2017 08h04
Medida vale a partir do dia 4 de outubro

Para promover maior qualidade na prestação dos serviços postais em Estância Velha, os Correios realizaram um trabalho de melhoria da codificação postal, que resultou na criação de Códigos de Endereçamento Postal (CEPs) específicos para cada logradouro situado dentro do perímetro urbano do município (avenidas, ruas, travessas, etc.). As mudanças entraram em vigor na quarta-feira,dia 4 de outubro.

Antes, havia um CEP geral para todos os logradouros (93600-000). No entanto, pela nova codificação, a faixa de CEP varia de 93600-001 a 93619-999 no perímetro urbano, incluindo 617 logradouros, que receberam 745 CEPs, distribuídos em 18 bairros oficiais. A área rural do município também recebeu um novo CEP: 93619-899.

Os moradores podem consultar o seu novo CEP na internet acessando o Busca CEP (www.buscacep.com.br) ou o site dos Correios (www.correios.com.br). Ainda é possível fazer a pesquisa por meio da Central de Atendimento dos Correios (CAC), pelos telefones 3003 0100 para as capitais e regiões metropolitanas e 0800 725 7282 para as demais localidades.

É extremamente importante que os moradores de Estância Velha divulguem o CEP atualizado de seu endereço aos seus correspondentes (pessoas e empresas que lhes enviam cartas e encomendas), para que os Correios possam realizar a distribuição com mais rapidez e eficiência, diminuindo as dificuldades de entrega e eventuais devoluções por endereçamento inadequado, incompleto ou incorreto. Vale ressaltar que além do CEP, são elementos básicos componentes do endereço: o nome do destinatário; tipo do logradouro (rua, avenida, praça, etc.); nome do logradouro; número do lote; complemento (se houver); nome do bairro; nome do município; e sigla do estado.

Sobre o CEP
O CEP atualmente utilizado no Brasil é composto de oito dígitos, divididos em duas partes, uma de cinco algarismos e outra de três, separadas por um traço. O objetivo principal é orientar e acelerar o encaminhamento, o tratamento e a distribuição de objetos de correspondência, por meio da sua atribuição a localidades, logradouros, unidades dos Correios, serviços, órgãos públicos, empresas e edifícios. Se o Código Postal estiver errado, as correspondências e encomendas demandam mais tempo para serem devidamente separadas e entregues. Há, ainda, a possibilidade de algum objeto ser entregue em endereço indevido.

Texto: Ascom-RS

Foto: Departamento de Comunicação Prefeitura Municipal de Estância Velha