por Câmara Municipal de Estância Velha publicado 10/04/2019 14h17, última modificação 10/04/2019 14h17
O Vereador Diego Francisco propôs uma Moção de parabenização e reconhecimento ao servidor do Município de Estância Velha Everton Morschel, por ser o primeiro Guarda Municipal do Estado do Rio Grande do Sul formado em gestão pública e pós-graduado em Ciências Policiais, Segurança e Ordem Pública.

Entre os seus 29 guardas municipais (GM), Estância Velha tem um que é formado em gestão pública e pós-graduado em Ciências Policiais, Segurança e Ordem Pública. Everton Morschel, 45 anos, tem a admiração e respeito de chefes e colegas. Ele é, segundo o professor João Alexandre dos Santos, das Faculdades Integradas do Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa, o primeiro Guarda Municipal do Rio Grande do Sul e terceiro fora de São Paulo formado nessa extensão.

O agente de segurança pública explica que fez o curso a distância com algumas aulas presenciais em Porto Alegre. No Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), Everton tirou a nota 10. O título do seu TCC foi “Desenvolvimento do Ciclo Completo de Polícia no Brasil e Fortalecimento das Guardas Municipais”.

Destaca Everton que o curso também agregou em outras áreas e o fez ter a certeza que é necessário combater o crime nas ruas e que segurança pública é responsabilidade de todos, inclusive dentro das casas e escolas.

O Comandante da guarda Municipal, Paulo Oliveira, sente orgulho da equipe, pois segundo ele, 90% dos guardas tem formação superior. Quanto a Everton, Paulo acredita que o profissional contribuirá bastante e ajudará na parte de administração dentro desta área.

Cabe também destacar o seu trabalho diariamente como Guarda Municipal, seu turno de trabalho é das 19h às 7h. Morschel avalia o período da noite como uma oportunidade de exercer bem a função de polícia, pois é nesse período que a violência costuma ser maior.

Sobre sua biografia, destaca-se que antes de tornar-se servidor público, ele esteve no Exército durante quatro anos. Em 1997, começou a trabalhar como motorista da Secretaria Municipal da Saúde de Estância Velha (Semsa), onde permaneceu até 2014.  Foi quando mudou totalmente a carreira profissional, pois resolveu entrar para a Guarda Municipal Estanciense, onde está até hoje. Na Guarda atuou como corregedor durante um ano e quatro meses. A função era analisar e corrigir as situações, uma espécie de supervisor do funcionamento do dia a dia. Na GM também foi inspetor por cerca de um ano, aquele que controla a equipe durante o turno. No final de 2016, assumiu por um período a Defesa Civil da cidade.

No âmbito familiar, Everton Morschel é pai de William e padrasto de Thais Caroline, frutos do seu primeiro casamento. Hoje ele vive com Ana Cardoso, mãe de David Willian e Valentina. Ele também tem uma neta, a pequena Cecília, de 3 anos.

Diante do exposto, pode-se ver a importância de ter um servidor tão qualificado servindo a comunidade Estanciense e ajudando no aprimoramento de uma prestação de serviço público cada vez melhor para o cidadão.