Procuradoria Especial da Mulher entrega Moção de Parabenização à servidora Marcia Esther Raminson pela sua atuação em saúde pública e coletiva em Estância Velha

por Câmara Municipal de Estância Velha publicado 30/10/2019 09h26, última modificação 30/10/2019 09h26

Na Sessão Ordinária dessa terça-feira, 29, foi aprovada por unanimidade uma Moção de autoria da Vereadora e Presidente da Procuradoria Especial da Mulher, Marcia Ribeiro, sendo uma Moção de Parabenização e Reconhecimento à servidora Marcia Esther Raminson pela sua atuação em saúde pública e coletiva e, nos últimos 18 anos como servidora concursada e nomeada para o cargo de Enfermeira de Saúde Coletiva, integrante da Estratégia de Saúde da Família do Município de Estância Velha.

O propósito desta moção é homenagear e reconhecer, em vista da sua eminente aposentadoria, o trabalho e atuação da servidora enfermeira de Saúde Coletiva. Marcia é natural de Pelotas, sendo a mais velha dos cinco filhos de Dorothea Maria Raminson e Adolfo Gustavo Raminson (in memorian). Trabalhou em fábrica de fumo, antes de virar técnica de enfermagem e, posteriormente, enfermeira, pela Universidade do Vale do Sinos, a Unisinos.  Tem dois filhos:  Vinicius e Sofia.

Desde que passou a atuar profissionalmente na área da saúde, dedicou-se a defesa e construção do Sistema Único de Saúde, o SUS. Durante sua vida como profissional de Enfermagem, foi secretária de Saúde do município de Chapada e titular da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, de Santa Rosa e também exerceu o cargo de  diretora de saúde em Novo Hamburgo.

Em Estância Velha, ingressou no serviço público de saúde, mediante concurso público, no ano de 2001, no cargo de Enfermeira de Saúde Coletiva. Atuou em unidades de saúde da família no município e também exerceu o cargo de coordenadora da Atenção Básica de Saúde de Estância Velha.

Encerra sua atividade como servidora pública como Enfermeira de Saúde Coletiva junto a Unidade de Saúde da Família Rincão dos Ilhéus 1, onde atua desde 2012. Nos últimos anos, assumiu a cadeira de professora no curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica  Faccentro, em Novo Hamburgo.

A Moção também faz esse reconhecimento e congratulação extensivo a todos que trabalharam e atuaram em funções diversas na área da saúde do nosso município e que depois de uma vida de trabalho se aposentaram ou estão em processo de aposentadoria.