Projeto de autoria da vereadora Marcia Ribeiro institui semana de prevenção e combate a diabetes em Estancia Velha

por Câmara Municipal de Estância Velha publicado 12/12/2018 08h43, última modificação 12/12/2018 08h43
Projeto de lei 092/2018 proposto pela vereadora Marcia Ribeiro, que institui no calendário de eventos oficiais do município, a semana municipal de prevenção e combate a diabetes foi aprovado por unanimidade na noite desta terça-feira dia 11.

A diabetes é considerada um problema de saúde pública mundial, em constante ascensão, o qual apresenta complicações que podem abreviar o tempo de vida do paciente ou levá-lo a incapacidade.

É uma doença crônica fazendo que o corpo pare de produzir insulina ou não consiga empregar adequadamente a insulina produzida. Ou seja, a diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia), podendo acorrer defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta.

A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto, em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.

O dia 14 de novembro foi escolhido para lembrar o Dia nacional do combate à Diabetes. O objetivo é prevenir e controlar a doença controlando a alimentação e promovendo a prática de atividades físicas. De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), em todo o mundo mais de 400 milhões de pessoas têm a doença. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, já são cerca de 14 milhões de pessoas com diabetes e por dia aparecem 500 novos casos. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações.

Neste sentido, o projeto votado,  tem por objetivo incluir no calendário oficial do Município a Semana Municipal de Prevenção e Combate a Diabetes, com diversas atividades que mobilizem não só os portadores da doença, mas toda a população de Estância Velha, conscientizando e alertando quanto aos principais fatores de risco da doença, além de divulgar ferramentas para a prevenção da diabetes. O melhor método de prevenção, é a