por Câmara Municipal de Estância Velha publicado 06/11/2019 13h00, última modificação 06/11/2019 13h00
Na Sessão Ordinária dessa terça-feira, 05, os Vereadores apoiaram e aprovaram a Moção do Vereador Diego Francisco de Parabenização ao Rotary Club de Estância Velha pelos seus 62 anos.

Moção de Parabenização:

Fundado em 14 de outubro de 1957, hoje com 23 membros associados e honorários, o Rotary Club de Estância Velha dedica-se a serviços voluntários em prol da comunidade, seguindo o objetivo de estimular e fomentar o ideal de servir. O Rotary é anterior à própria emancipação do município, e teve muitos rotarianos na comissão de emancipacionistas de Estância Velha.
Neste ano tem como presidente Claudi Hennrichs Streb, com o lema mundial “O Rotary Conecta o Mundo”.

O Rotary está presente em 218 países, contando com mais de um milhão e duzentos mil voluntários comprometidos com o próximo. Desde 1985, o Rotary Internacional através dos rotarianos do mundo todo está engajado na campanha do programa Pólio Plus para erradicar a pólio no mundo, que atualmente ainda imuniza milhares de crianças no mundo inteiro. Ao longo destes 62 anos o Rotary Club de Estância Velha esteve presente ativamente no desenvolvimento de Estância Velha. Podemos citar a Fundação Biblioteca Pública Municipal, criação do Corpo de Bombeiros, quando ainda eram apenas voluntários, a Instalação do Banco Banrisul e a escola de curtimento, além de campanhas em prol do hospital municipal.

Desde a sua criação, o Rotary está presente em parcerias com o município e com escolas na campanha do agasalho. As principais atividades e eventos que o Rotary realiza durante o ano são dois: “coxa e sobrecoxa”, um bingo solidário em prol da Liga de Combate ao Câncer e o tradicional Café Colonial na primeira sexta-feira de julho. Na semana do dia das Crianças, o Rotary participa nas escolas e com outras entidades, servindo algodão doce e pipoca com equipamentos adquiridos com a renda das promoções. A premiação do aluno “melhor companheiro” é realizado anualmente entre os alunos das escolas do município incentivando a amizade e o companheirismo entre os estudantes.

Atualmente, a campanha do lacre solidário é uma promoção que tem contado com grande apoio da comunidade. A cada 110 quilos de lacres arrecadados são trocados por uma cadeira de rodas. Em seis anos da campanha já foram trocadas 09 cadeiras que estão em uso por pessoas que necessitam. Ainda, os membros do Rotary participam em vários Conselhos Municipais, sempre procurando atender as demandas onde são solicitados. Os Rotarianos estão sempre agindo na comunidade com realizações visando o bem comum, sendo que onde existem necessidades são buscadas as soluções. O Rotary segue, sempre com o apoio da família e voluntários, no objetivo primordial de estimular a boa vontade e a paz mundial, seguindo o lema “DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI”.