por Câmara Municipal de Estância Velha publicado 04/12/2019 11h29, última modificação 04/12/2019 11h29
Projeto Compostagem: Uma solução para o Desperdício de Resíduos Orgânicos

Na Sessão Ordinária dessa terça-feira, 03, os Vereadores aprovaram a Moção de Parabenização a Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Cândido Rondon, pelo Projeto Compostagem: Uma solução para o Desperdício de Resíduos Orgânicos, que ficou em 3º Lugar na Categoria Química, da XXI Feira Internacional de Ciência y Tecnologia CIENTEC 2019 no Peru, e foi credenciado para a EXPOCIENCIA, no México, em 2020. A Moção é de autoria do Vereador Sergio Werle com o apoio dos demais vereadores e parabeniza as alunas Gabriéli Dietz e Vitória de Couto Monteiro e os Professores orientadores Giacomo Rafael Lazzaretti e Karen Loiza Finkler Ost.

Gabriéli Dietz e Vitória do Couto Monteiro, estudantes do 9°ano da escola Marechal Cândido Rondon, de Estância Velha/RS, no início deste ano tiveram metas a serem alcançadas: desenvolver um bom projeto, contribuir através deste projeto com a sociedade e levar suas ideias e práticas o mais longe possível, através de feiras científicas. O Projeto trata da compostagem, que é o processo biológico de valorização de matéria orgânica, considerada um tipo de reciclagem. É uma maneira de reduzir o volume produzido pela escola, destinando corretamente o resíduo. Este trabalho tem como objetivo principal conscientizar os estudantes sobre a importância e a necessidade da reutilização de resíduos orgânicos, utilizando a compostagem produzida na escola.

Para tanto é necessário identificar o motivo do desperdício de resíduos orgânicos na escola e a forma como os estudantes descartam o que produzem através de questionário e de observação in loco, assim como pesar os resíduos produzidos e monitorar as lixeiras. A construção, organização e monitoramento das composteiras e a utilização do composto e chorume produzido foi realizada concomitantemente aos momentos de sensibilização e divulgação da proposta. Conclui-se que após realizar o trabalho, os estudantes estão conscientes sobre a prática de separação de resíduos e a produção de composto orgânico, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente escolar.

Com este projeto, participaram da feira da escola MOSTRACITEC, onde ficaram em primeiro lugar e ganharam credencial para FECITEC – a feira do município, ficando em terceiro lugar. Já na MOSTRACLAK, alcançaram o primeiro lugar e ganhando a credencial para CIENTEC em LIMA-PERU, onde conquistaram o terceiro lugar e ganharam a credencial para EXPOCIÊNCIA no MÉXICO.