Vereadores homenageiam alunos do município

por Câmara Municipal de Estância Velha publicado 07/12/2017 08h10, última modificação 07/12/2017 08h10
Estudantes foram premiados em competição internacional

Por unanimidade, os vereadores aprovaram, na Sessão Ordinária da última segunda – feira, 05, a Moção 023/2017, de autoria do Vereador Euclides Tisian, que parabeniza os alunos das escolas Anita Garibaldi, Walter Jacob Bauermann e Ervino Ritter, pelas premiações recebidas em diversas competições.

As alunas Emilly Caroline Almeida e Stefane da Silva Batistela,com orientação e supervisão do Professor Adilson Reis Dillenburg, da EMEF Anita Garibaldi desenvolveram um minhocário, que tinha por objetivo evitar os desperdícios dos resíduos orgânicos produzidosna cozinha da escola. A primeira feira que o grupo participou foi II Mostra Científica Anita Garibaldi, onde conquistaram o 2º lugar, classificando-se assim para Feira de Ciências e Tecnologia do Município de Estância Velha (Fecitec), onde ganharam o 1º lugar nacategoria D (7º a 9º ano).

Com esta conquista o trabalho foi credenciado para a participação de mais duas feiras de iniciação científica, MostraClak, onde conquistaram o 3º lugar e Mostratec Junior, onde receberam o 4º lugar na categoria de 7º a 9º ano. O credenciamento para a Cientec veio através da boa classificação na MostraClak, no final desetembro. A partir deste momento, iniciou-se a busca por patrocínio para participação desta feira internacional.

Na Cientec, que foi realizada na cidade de Lima, no Peru, o trabalho foi premiado com o 1º lugar na categoria de Química e concorreu com trabalhos do Ensino Fundamental e Médio. No total foram participações em cinco feiras cientificas, onde as alunas foram premiadas em todas. Nesta última, Cientec, além do 1º lugar receberam o credenciamento para participar da Expo Milset em Fortaleza, no ano de 2018.

Com a Moção, também foram homenageados os alunos Gean Felipe de Oliveira, Giovana Liesenfeld e Thainara de Souza Bereta, da EMEF Walter Jacob Bauermann, e César Alves de Lima Júnior, Gabriela Cristina Mendel, Susan Kelli Baggio Telles, da EMEF Ervino Arthur Ritter, por representarem o município, engrandecendo o nome de Estância Velha para outros países.

Na mesma noite, mais três matérias foram analisadas.

O PL 130/2017, de autoria da Vereadora Veridiana Monteiro, instituiu o Dezembro Vermelho no calendário do município. A proposta visa alertar a população sobre o mês de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, em especial o HIV. A matéria foi aprovada por unanimidade.

Na sequência, o PL 133/2017, de autoria da Vereadora Marcia Ribeiro, que “institui a semana municipal de combate a violência contra mulher e sobre o uso de espaços públicos de publicidade para campanhas educativas, sobre atos de violência contra a mulher”, foi aprovado também por unanimidade.

Por fim, a Moção 022/2017, de autoria do Presidente do Legislativo, João de Godoy (Dudu), que apoia a frente parlamentar para extensão do traçado da BR 448, também foi aprovado por unanimidade.

A próxima Sessão Ordinária ocorre na terça – feira, 12, às 19 horas no Plenário da Câmara Municipal e como de costume haverá transmissão ao vivo pelos canais da casa.

Texto e foto: Anderson Weiler/CMEV