Vereadores homenageiam ex vereador Arlindo Deutsch

por Câmara Municipal de Estância Velha publicado 05/04/2018 13h50, última modificação 05/04/2018 13h50

Ocorreu na noite de ontem,03, mais uma Sessão Ordinária desta casa, logo em seu início, foi realizado um minuto de silêncio em memória do Ex Vereador Arlindo Deutsch o Gaiteiro que faleceu no último dia 29, O Presidente Valdeci de Vargas fez ainda uma declaração sobre quem foi o Ex-Vereador, e de sua importância na cidade, e que foi um grande perda para todos, e deixou os sinceros votos à família enlutada.

Nesta Sessão, o Suplente de Vereador Carlito Borges, assumiu no lugar do Vereador Euclides Tisian, que precisou se ausentar por problemas de saúde. Na ordem do dia estava em votação, os projetos 019/2018, que havia sido pedido vista pela Vereadora Marcia Ribeiro na Semana passada, entrando em discussão, foi pedido vista pelo Vereador Carlos Bonne, o referido Projeto de Lei, tem por objetivo alterar o Estatuto do Servidor, garantindo que se conceda licença para desempenho de mandato classista, sem prejuízo da remuneração.

Foi votado também, o Projeto de Lei de autoria do Vereador Diego Francisco, que Institui a Semana Municipal da Agricultura Familiar no Município, o mesmo foi aprovado por unanimidade. O Projeto de Lei institui a Semana Municipal da Agricultura Familiar, a ser comemorada, anualmente, na última semana do mês julho, e tem como objetivo maior fortalecer, apoiar e incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar, instituindo políticas públicas aos pequenos agricultores que produzem para o sustento da família.  A Semana terá como foco profissionalizar e ofertar alternativas para o agricultor familiar e criar espaços para os agricultores discutirem questões locais relacionadas ao tema e seu desenvolvimento, uma vez que valorizar essa atividade é reconhecer que a agricultura familiar vem contribuindo para o desenvolvimento do país

Outro Projeto de Lei discutido e votado, foi o de autoria do Vereador Sergio Werle, que Institui a Semana Municipal da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego no Município de Estância Velha, este projeto tem por objetivo, possibilitar aos jovens o acesso às orientações e esclarecimentos sobre as profissões e o mercado de trabalho na medida que entende-se que o trabalho pode ser estruturante da identidade em se proporcionar ao jovem um sentido de vida, sejam elas a qualificação escolar, passando por todos os degraus da vida acadêmica, ou a qualificação técnica e o conhecimento específico em alguma área de atuação no mercado, facilitando escolhas profissionais. Tais etapas são períodos de preparação para a busca do emprego, e um jovem qualificado é capaz de assumir as responsabilidades que o mercado exige.

Aprovado por unanimidade, o Anteprojeto de autoria do Vereador Diego Francisco em Parceria com o Presidente Valdeci de Vargas, o anteprojeto propõe isentar em 30% o pagamento de ISS (imposto sobre serviços) a empresa que doar equipamentos que possam ser utilizados nas atividades de Segurança Pública em Estância Velha. A política de segurança pública depende muito das ações dos governos locais, ou seja, a Administração Municipal interfere de forma direta e sensível nas condições de vida de seus munícipes, devendo sempre atuar na prevenção da violência, por meio de políticas públicas e urbanas. Dessa forma, com o intuito de reforçar a prevenção de futuras ocorrências criminosas, utilizando-se dos conceitos de segurança pública onde o Poder Público Municipal deve ocupar espaços para coibir e limitar as ações delituosas, mostra-se imperioso termos em nosso Município Leis que visem dar mais efetividade a Segurança Pública.