Vereadores participaram da Audiência Pública na Assembleia Legislativa

por Câmara Municipal de Estância Velha publicado 18/04/2018 16h42, última modificação 18/04/2018 16h42

Ocorreu na manhã de ontem na Assembleia Legislativa em Porto Alegre, uma Audiência Pública proposta pelo deputado Tarcísio Zimmermann (PT), com o objetivo de discutir e esclarecer os andamentos das obras do Plano Nacional de Saneamento Básico. Para esclarecer e discutir o tema, participaram da audiência de ontem, entre outros convidados, o presidente da Corsan, Flávio Presser, e o secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira.

Os Vereadores Carlos Bonne, Marcia Ribeiro, Lotário Seevald e o presidente desta casa Valdeci de Vargas acompanharam a discussão na plateia. O Presidente da Comissão de Assuntos Municipais, que realizou a audiência de, Eduardo Loureiro (PDT) disse que o objetivo era trazer todas as informações que envolvem a implementação de uma Parceria Público Privada (PPP) na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). “Claro que há uma preocupação muito grande com relação a uma possível privatização da Corsan. Embora não pareça ser esse o caso, porque está se tratando de uma parceria, mas, como envolve recursos da iniciativa privada, é muito importante que todos os pontos sejam esclarecidos”, disse ele, que também falou que o modelo proposto parece ser adequado desde que traga os benefícios à população, que se esclareça até onde vai o papel da iniciativa privada e que haja a garantia de a Companhia continuar totalmente pública, o projeto é captar 1,85 bilhão para fazer o sistema na Região Metropolitana. E sobrar recurso para que a Corsan possa investir nos outros 317 municípios que atende e precisam dessa atenção, para universalizar todo o saneamento da RMPA, são necessários R$ 15 bilhões de reais.