Cargos públicos efetivos de Administradores (graduados em Administração, sejam bacharéis, sejam tecnólogos) na Administração Pública

por Câmara Municipal de Estância Velha última modificação 19/10/2018 13h01

Onde estão os cargos públicos efetivos de Administradores (graduados em Administração, sejam bacharéis, sejam tecnólogos) na Administração Pública? Principalmente na Administração Pública Municipal. E eu não estou falando do controle interno ("CI"), pois por exemplo em EV há os cargos efetivos 'correspondentes': há o cargo efetivo no CI que exige graduação em Direito, bem como há aqueles no Progem; há o cargo efetivo no CI de bacharel em Contábeis, assim como há aqueles na Contabilidade e Tesouraria. Porém, em Administração? No CI há o cargo efetivo em Gestão Pública (um dos cursos atrelados ao CRA); entretanto, qual é o outro cargo efetivo que exige ser bacharel ou tecnólogo em Administração ou Administração Pública ou Gestão Pública ou Processos Gerenciais na Prefeitura de EV (e tantos outros municípios)? Ou seja, na administração pública (notoriamente em municípios), sempre há os cargos EFETIVOS que exigem GRADUAÇÃO em Direito (Progem), Contábeis (Contabilidade e Tesouraria e, às vezes, Fiscalização Fazendária), Magistério (Educação), TI (TI), Enfermagem (Saúde), etc. E os cargos efetivos para graduados Administração? Repito: Não me refiro ao CI (repressivo e/ou de orientação), mas sim um cargo efetivo de ESTUDO E EFETIVAÇÃO dos conhecimentos administrativos. Com exceção do Controle Interno [nesta municipalidade], há cargos efetivos que exigem graduados em Direito, Contábeis, TI, Magistério, Medicina, Enfermagem, etc...; mas onde está o cargo efetivo que exige graduação em Administração? Nesta Administração Municipal se aplica, ou não, os conhecimentos da Administração? Ou seja, não se gerencia pessoas e recursos para alcançar objetivos e metas? Não há planos estratégicos? Qual é a missão, visão e valores da Prefeitura Municipal de EV (vários órgãos públicos têm, por que com EV seria diferente?)? Quem tem os conhecimentos formais para dizer se estão, ou não, sendo prestados serviços públicos adequados (não em cima de achismos, mas sim em metodologias e ferramentas adequadas, fazendo o levantamento e a leitura adequados)? Qual é a outra graduação que traz uma visão laboral multidisciplinar (utiliza-se de métodos e saberes de diversas ciências, como Contabilidade, Direito, Economia, Filosofia, Psicologia, Sociologia, etc), fazendo uma leitura sistêmica (geral, do todo)? Enfim..., por que esse ranço ou preconceito com graduados em Administração em órgãos públicos, notoriamente nos municipais? Aliás, tal cargo efetivo (que exigiria graduação em Administração ou cursos congêneres) auxiliaria - e muito - na eficiência (meios), eficácia (produto) e efetividade (consequências) de serviços públicos e obras públicas. Preciso dizer mais?

: 08/09/2018 12h22
: Pedido de Acesso à Informação
: Ouvidoria
: 20180908122254
: Aceito

Respostas

1

: esv
: 19/10/2018 13h01
: Aceito

Boa tarde

Este é um questionamento que deverá ser feito diretamente na ouvidoria do Executivo, este espaço aqui é para prestar esclarecimentos e informações sobre o Poder Legislativo.

Arquivos anexados

Esta solicitação ainda não contém nenhum arquivo anexado.

Ações do documento